ITEP-RN anuncia concurso com vagas para assistentes sociais

*Atualizada às 11h14 do dia 07/01/2021

Em reunião com representantes do CRESS-RN, a Direção do Instituto Técnico-Científico de Perícia do RN (ITEP-RN) confirmou a realização de concurso público neste ano com vagas para assistentes sociais.

O encontro, que ocorreu no dia 23 de dezembro, também teve como pautas a carga horária e as atribuições e competências profissionais do Serviço Social no órgão. Participaram, do CRESS-RN, a presidenta, Angely Cunha, e o coordenador executivo, Agustinho Azevedo.

No gabinete da Direção do Instituto de Medicina Legal (IML), os representantes do Conselho foram recebidos pelo diretor, Fernando Marinho, e pelo diretor geral do ITEP-RN, Marcos Brandão, além da assistente social Adelma Timótio.

Marcos iniciou a reunião informando que a banca do concurso já foi definida, Instituto AOCP, e a divulgação do edital está apenas aguardando os trâmites burocráticos necessários, para que possivelmente seja lançado em meados de março.

Ele também ressaltou a importância do Serviço Social dentro da instituição, enfatizando a necessidade de aumentar o quadro profissional. Também foi anunciado que o edital preverá de seis a oito vagas destinadas a assistentes sociais, para o cargo de assistente técnico.

Angely argumentou a necessidade de assistentes sociais também desenvolvendo perícias sociais, considerando as demandas relacionadas às violações de direitos e situações de violência, que requerem estudos sociais e pareceres para subsidiar os encaminhamentos e decisões.

O diretor respondeu que, no momento, a maior necessidade da instituição é por profissionais voltadas/os para o acolhimento, escuta e encaminhamentos, contudo o diálogo se manteria aberto para que futuramente haja a inclusão da/o profissional assistente social no cargo de perito social.

O diretor Fernando endossou a necessidade de ampliação da equipe e a manutenção da cobertura de 24 horas nos atendimentos, principalmente às famílias e no desenvolvimento de projetos e ações dentro da instituição.

A assistente social Adelma, que está à frente do setor de Serviço Social, tem feito as articulações necessárias para a garantia das vagas e para o fortalecimento de uma atuação profissional alinhada ao projeto ético-político profissional, elaborando em conjunto com o CRESS-RN um plano de trabalho com as atribuições e competências profissionais no IML.

A reunião foi finalizada com a apresentação da Lei Federal 12.317/2010, sobre as 30 horas, e a necessidade de mais profissionais para além das vagas destinadas. Os diretores concluíram reconhecendo a demanda e enfatizaram que, dentro da validade do concurso, mais profissionais poderão ser convocadas/os.