Em outubro, o Rio Grande do Norte terá sua 3ª Conferência Estadual da Juventude, que tem o objetivo de debater os direitos garantidos no Estatuto da Juventude e é fase preparatória para a etapa nacional. A convocação saiu na edição de 3 de agosto do Diário Oficial do Estado.
A 3ª Conferência Estadual da Juventude acontecerá de 30 de outubro a 1 de novembro, em Natal, com o tema “As várias formas de mudar o Rio Grande do Norte”. Antes disso, haverá as conferências territoriais, que começam na próxima terça-feira (18), em Canguaretama (Agreste Litoral Sul).
A etapa estadual será presidida pela Secretária Extraordinária de Juventude do RN (Sejurn) e coordenada pela Comissão Organizadora Estadual (COE).
Dentre os temas do Estatuto da Juventude tratados na Conferência, estarão: direito à cidadania, à participação social e política e à representação juvenil; direito à educação; direito à profissionalização, ao trabalho e à renda; direito à diversidade e à igualdade; direito à saúde; direito à cultura etc.
Confira o calendário dos conferências territoriais:
Conferência Nacional
A 3ª Conferência Nacional de Juventude é um amplo processo de debate e participação sobre o que a juventude quer para o Brasil. É um espaço para discutir, analisar, reivindicar e propor ações para os poderes públicos, mas também para pactuar instrumentos de monitoramento e ação entre as redes de organizações, com foco no controle social das políticas públicas de juventude. Seu tema é “As várias formas de mudar o Brasil”.
O objetivo da 3ª Conferência é atualizar a agenda da juventude para o desenvolvimento do Brasil, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão juvenil, além de fortalecer o combate a todas as formas de preconceito. As propostas e resoluções da etapa nacional servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Juventude.
Esse processo vai de maio a dezembro de 2015 e contará com etapas presenciais em todos os estados e com uma etapa totalmente digital. Nesses eventos, serão discutidos temas relacionados aos direitos dos jovens e elaboradas propostas que servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Juventude.
Nas etapas estaduais, na etapa digital e em uma etapa especial com as juventudes de povos e comunidades tradicionais serão eleitos 2.000 delegados e delegadas à etapa nacional, que acontecerá em Brasília, no mês de dezembro.