Mesa Nacional de Gestão do Trabalho do Suas é instalada durante audiência em Brasília
Publicado por Assessoria de Comunicação Cress/RN
Na última quinta-feira (10), ocorreu a instalação da Mesa Nacional de Gestão do Trabalho do Sistema Único de Assistência Social (Suas), em Brasília (DF). A cerimônia ocorreu em audiência pública no auditório do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A vice-presidente do CFESS, Esther Lemos, participou da solenidade e representou também o Fórum Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras do Suas (FNTSUAS), movimento do qual o CFESS é integrante e está na coordenação executiva.
“Este é um espaço de democratização e um passo importante para fortalecermos o enfrentamento contra a precarização das relações e condições de trabalho de todos os trabalhadores e trabalhadoras do Suas. Dentre estes e estas, estão assistentes sociais que atuam no âmbito público municipal, estadual e federal, como também no âmbito privado sem fins lucrativos”, avalia a conselheira Esther Lemos. Ela acrescenta que, dentre as demandas de trabalhadores/as, estão a realização de concursos públicos e a elaboração de plano de cargos, carreiras e salários, garantia da jornada de trabalho de 30 horas semanais sem redução de salário e a defesa do que preconiza a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos (NOB-RH/Suas) de 2006.
À cerimônia, estiveram presentes também ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello; a secretária nacional de Assistência Social, Ieda Castro, o presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Edvaldo Ramos, além de representação do Fonseas, Congemas, FNTSUAS e outras entidades de trabalhadores/as e de empregadores/as.
Na mesa de abertura, a fala da representação do FNTSUAS, lida pela conselheira do CFESS Esther Lemos, ressaltou o acúmulo do debate construído coletivamente, destacando a necessidade de “relações republicanas por parte dos/as gestores/as e das entidades representativas dos/as trabalhadores/as, assegurando a democracia como valor principal, não obstaculizando o acesso, ao/à trabalhador/a do Suas, às instâncias de debate e deliberação da Política Nacional de Assistência Social (Conselho, Fóruns, Conferências), reconhecendo esta contribuição como serviço de utilidade pública, sem prejuízo de descontos ao salário dos/as trabalhadores/as que se ausentam dos seus locais de trabalho nessas oportunidades, sem penalizar os/as que buscam participação efetiva na construção do Suas”.
Na oportunidade, a conselheira do CFESS também reafirmou a campanha do FNTSUAS lançada em 2013, por concurso público e contra a precarização do trabalho no Suas, intitulada “Nosso trabalho com direitos é direito social pra você”. (clique para relembrar)
Saiba mais
A Mesa de Gestão do Trabalho é um dos itens que caracteriza a responsabilidade e atribuição do/a gestor/a do Suas em cada esfera de governo, no que se refere à política de gestão do trabalho, materializada na NOB-RH/Suas de 2006. Presente nas deliberações das conferências desde então, com uma extensa pauta dos trabalhadores e das trabalhadoras do Suas, somente em dezembro de 2013 foi regulamentada pelo governo federal e instituída no dia 10 de setembro de 2015, data que se tornou histórica.
No FNTSUAS, do qual o CFESS participa juntamente com demais organizações nacionais e Fóruns Estaduais, o Regimento Interno define, entre as comissões permanentes, a Comissão da Mesa de Negociação. Neste espaço, tem se realizado a discussão sobre negociação coletiva, fortalecendo a organização dos/as trabalhadores/as na perspectiva de assegurar direitos e avançar na consolidação da política de assistência social no âmbito da seguridade social brasileira.
Baixe aqui o material da Campanha do FNTSUAS, disponível para reprodução:
O CRESS-RN informa à categoria e ao público em geral que o Setor Administrativo em…
Dúvidas frequentes
Principais perguntas e respostas sobre os nossos serviços
O nosso site usa cookies
Utilizamos cookies e outras tecnologias de medição para melhorar a sua experiência de navegação no nosso site, de forma a mostrar conteúdo personalizado, anúncios direcionados, analisar o tráfego do site e entender de onde vêm os visitantes.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.