Mulheres debatem a descriminalização do aborto no Cine Cress de março

A edição de março do Cine Cress trouxe à tona o debate sobre mulheres e o descriminalização do aborto. O evento aconteceu na noite desta quarta-feira (29), no IFRN – campus Cidade Alta, e exibiu o documentário “O aborto dos outros”.

Depois do filme, o debate foi conduzido pela assistente social e militante feminista Cristina Dias. Com a metodologia de sortear e debater perguntas entre as mulheres presentes, ela levou o grupo a pensar e discutir sobre as questões que envolvem a escolha da mulher em interromper uma gravidez na sociedade brasileira.

Para Cristina, o aborto ainda é criminalizado como fruto de uma sociedade machista, patriarcal e representada por um Congresso (sobretudo de homens, cristãos e brancos) que não pensa os direitos das mulheres em sua totalidade. “Não existem políticas públicas efetivas que atendam à saúde da mulher, a educação sexual etc”, disse.

Para as assistentes sociais presentes, é consenso que ainda há um grande tabu quando o assunto é aborto, inclusive nos espaços de trabalho. “Enquanto assistentes sociais, nos deparamos todos os dias com o julgamento dos vizinhos e dos próprios profissionais, com a falta de estrutura na rede básica etc”, ressaltou Daniella Cruz, conselheira do Cress/RN.

Para elas, a mulher é institucionalizada em todas as situações, e ao homem não é dada nenhuma responsabilidade sobre a gravidez e sobre o aborto. “Não vemos campanhas voltadas para o homem, mas sempre tendo a mulher como grande tutora dos métodos contraceptivos”, avaliou Cristina.

Outras Notícias

Dúvidas frequentes

Principais perguntas e respostas sobre os nossos serviços