Nota de posicionamento do Cress/RN em defesa da educação e apoio aos/às trabalhadores/as em greve

O Conselho Regional de Serviço Social (Cress/RN) – Seccional Mossoró vem, por meio desta nota, manifestar seu posicionamento em defesa da universidade pública, presencial, gratuita, laica, democrática e de qualidade. Sob este pressuposto, explicitamos nosso apoio aos/às trabalhadores/as das Universidades Estaduais e Federais do Brasil que estão em greve contra o sucateamento e a precarização das condições de trabalho e ensino.

O Conjunto CFESS/Cress, em articulação com outros sujeitos coletivos, tem historicamente participado das lutas em defesa das políticas públicas e dos/as trabalhadores/as que atuam nas mesmas.
Nossa compreensão é de que a educação tem de favorecer o conhecimento da realidade e as condições de vida e trabalho de homens e mulheres. Nesse sentido, a luta também permeia não somente o acesso, mas as condições de permanência e qualidade social no espaço da Universidade.
Vivenciamos um contexto histórico de sucateamento e precarização dos serviços públicos e isto se reverbera também no âmbito da educação. Soma-se a um momento de cortes e de redefinições no orçamento público, que prioriza segmentos privados em detrimento do fortalecimento das políticas estatais.
As repercussões desta lógica destrutiva vigente no país atingem a formação e o exercício profissional  tanto dos/as assistentes sociais quanto das distintas outras categorias profissionais.
Neste sentido, O Cress/RN manifesta seu apoio aos/as técnicos/as, docentes e estudantes da Uern e Ufersa, bem como reconhece a legitimidade de suas reivindicações por meio de suas entidades representativas (Aduern, Sintauern, DCE Uern, Adufersa, Sintest e DCE Ufersa).
Cress/RN – Seccional
Gestão 2014-2017 – “É uma só voz”