Oficina ressalta a importância do projeto de trabalho para assistentes sociais

A importância da construção do projeto de trabalho em Serviço Social foi debatida em oficina na sede do CRESS-RN em Natal, na tarde desta segunda-feira (12), reunindo profissionais e estudantes.

A atividade foi conduzida pelo professor Ms. Lucas Tavares e pelo estudante do curso de Serviço Social Samuel Veras, ambos da UFRN, dentro das ações do Projeto de Intervenção do Estágio Supervisionado em Serviço Social no Setor Psicossocial do IML/ITEP-RN.

A oficina “O projeto de trabalho em Serviço Social: elementos constitutivos e caminhos para a sua (re)elaboração” teve como objetivo contribuir com o processo de qualificação e educação continuada de assistentes sociais.

O projeto é idealizado também pelas supervisoras de estágio, a assistente social Ms. Angely Cunha (ITEP-RN) e a professora Dra. Tássia Monte (UFRN).

Em sua fala, Lucas conversou sobre estratégias para planejar e a elaboração do trabalho, reforçando, inicialmente, a importância do estágio como um momento privilegiado da formação. “Por isso, precisa ser levado com responsabilidade”.

 

Para o docente, a base para elaboração do trabalho no Serviço Social não pode ser um manual e também deve pensar na população usuária. “Não é meramente técnico e burocrático, mas exige um processo de investigação, planejamento e leitura da realidade”.

Lucas também destacou que o projeto de trabalho não contempla atribuições que não são do Serviço Social e, por isso, a categoria deve ter a Lei de Regulamentação Profissional e o Código de Ética como balizas fundamentais e valores norteadores da prática profissional.

No segundo momento da oficina, Samuel falou sobre as dimensões constitutivas do trabalho, que são a investigação, elaboração, implementação e avaliação, e também a importância dos estudos e pesquisas no fazer profissional.

O estudante também elencou elementos técnicos importantes para a elaboração de um projeto, como introdução, território, metodologia, dentre outros.

Durante a tarde, os facilitadores também realizaram dinâmicas e atividades práticas para reflexão das pessoas participantes sobre as suas rotinas de estágio e trabalho.

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