Antes de tornar-se Conselho Regional de Assistentes Sociais (CRAS), o hoje CRESS-RN - 14ª Região foi Delegacia Seccional de Natal e Delegacia Seccional de Mossoró, iniciando suas atividades, vinculadas ao estado do Ceará, em 1964.

Em 1982, o então delegado e assistente social Domicio Rosendo iniciou um movimento para transformar as delegacias no 14º Regional e tornar o Rio Grande do Norte independente. 

O critério para se tornar Regional era ter pelo menos 500 profissionais inscritas/os, número que Domício e demais delegadas/os da época acreditavam já ter sido ultrapassado, considerando que a Escola Superior de Serviço Social foi a primeira do estado e já tinha 36 anos de existência.

Após um levantamento junto à Escola e às instituições empregadoras na época, as/os delegadas/os confrontaram os dados e descobriram que havia um grande número de assistentes sociais exercendo a profissão sem registro.

Por meio do envio de correspondências às/aos profissionais e ofícios circulares às instituições, a delegacia realizou um trabalho de orientação com base na legislação vigente e solicitou que as/os assistentes sociais fizessem seus registros.

A partir daí, com o quantitativo necessário de profissionais, as/os delegadas/os conseguiram a aprovação para transformar as seccionais no 14º Regional.

Depois, o então CRAS-RN somou-se ao movimento nacional pela atualização da Lei de Regulamentação Profissional e elaboração do Código de Ética da Profissão, fazendo parte ativamente da história do Serviço Social brasileiro e ressignificando o papel dos conselhos de classe para a luta das/os trabalhadoras/es.

Dúvidas Frequentes

Respondemos as principais dúvidas

TIRAR DÚVIDAS
TOPO