Pesquisa de aluna de Serviço Social da UFRN representa o Brasil na ONU

A pesquisa da aluna egressa do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Maria Luiza Teixeira representa o Brasil em reunião nas Organizações das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos, ainda neste mês de fevereiro.

Intitulada de “Transporte urbano e população idosa: construindo uma nova relação”, a pesquisa nasceu de um projeto de intervenção durante estágio da aluna na Promotoria do Idoso do Ministério Público do Estado, ainda no ano de 2010.

O objetivo central é sensibilizar e conscientizar motoristas, cobradores e permissionários de transporte alternativo quanto aos direitos dos idosos como a reserva de assento, prioridade no embarque. Entre os resultados alcançados com a pesquisa estão a redução de 75% das queixas na Delegacia do Idoso, na Promotoria do Idoso e em órgãos que monitoram esses dados.

A pesquisa foi contemplada com prêmios em Direitos Humanos em 2011, em Brasília, e do Instituto Inovare. Foi também selecionada pelas agências reguladoras do Banco Santander, que passou pela avaliação de uma equipe de gerontólogos e consultores do projeto Talentos da Maturidade.

Os representantes do Banco Santander vieram a Natal para avaliar a capacitação dos motoristas e cobradores. Eles ficaram impressionados e resolveram levar a cópia do projeto à ONU, a fim de que seja difundido em outros países, para isso foi gravado um vídeo que será apresentado na reunião na ONU.

*Fonte: Agecom/UFRN