Arte: Rafael Werkema/CFESS
Como é feito no primeiro ano das gestões do Conjunto CFESS-CRESS, o Conselho Federal realizou, no último sábado (25), o 8º Seminário de Gestão Administrativo-Financeira. O evento, que reuniu conselheiras/os de todos os 27 Conselhos Regionais, bem como do CFESS, além de trabalhadores/as e assessorias do CFESS, ocorreu por meio virtual, em decorrência da pandemia do novo coronavírus (covid-19).
Organizado em dois turnos, o evento teve o objetivo de promover um espaço de troca de informações e reflexões acerca da responsabilidade ética e pública com a defesa das entidades do Conjunto CFESS-CRESS, buscando garantir seu adequado funcionamento, de acordo com os princípios da administração pública, da sustentabilidade financeira do Conjunto e da perspectiva de suporte à luta política.
“Nossa ideia é viver um processo de aprimoramento da gestão das entidades como autarquias públicas, vinculada aos princípios de nosso projeto ético-politico, com a fundamental participação dos CRESS, como parte desse conjunto que compomos. O conselho tem legislações a cumprir e devemos preservar a transparência e o rigor no cumprimento das normas da administração pública”, afirmou a presidente do CFESS, Elizabeth Borges, na abertura do evento.
Para a coordenadora da Comissão Administrativo-Financeira do CFESS, Carla Pereira, “a realização da 8º edição do seminário, no formato virtual, marca a história do Conjunto CFESS-CRESS e reforça o compromisso com o fortalecimento político-administrativo das entidades e com a gestão democrática e transparente”.
Nessa direção, a conselheira do CFESS Dácia Teles ressaltou que o investimento financeiro com transparência e racionalidade deve ser um dos elementos norteadores do planejamento das ações finalísticas do Conjunto, sempre em observância aos critérios e normativas que regem as entidades públicas.
Quem também participou do debate, representando o Conselho Fiscal do CFESS, foi a conselheira Alessandra Dias, que destacou temas que devem ser debatidos e apreendidos pelas gestões. “Este evento tem o sentido de padronizar determinados procedimentos e exigências legais, em especial de órgãos de controle, como o Tribunal de Contas da União (TCU), a Controladoria-Geral da União (CGU), a cuja fiscalização estamos submetidos/as”, ressaltou.
Ainda na parte da manhã, a conselheira do CFESS Kelly Melatti apresentou dados da pesquisa feita pelo CFESS com os 27 Conselhos Regionais. Informações importantes sobre como os CRESS têm atendido à categoria durante a pandemia foram debatidos (e-mail, telefone, presencialmente, por whatsapp, etc.). Neste momento, é fundamental que assistentes sociais acompanhem os sites e perfis dos CRESS e do CFESS nas redes sociais.
Aspectos contábeis e jurídicos
Na parte da tarde, o evento contou com a participação de Vítor Alencar, assessor jurídico do CFESS, e Ana Lúcia Diniz (funcionária da Ata Contabilidade, que presta serviços contábeis para o CFESS), que apresentaram as principais questões no âmbito da gestão administrativo-financeira, explicando o passo a passo dos diversos instrumentos e procedimentos jurídicos e contábeis, assim como os desafios da gestão pública do Conjunto CFESS-CRESS.
Logo após as exposições da manhã e da tarde, o debate com conselheiros/as dos Regionais apontou a importância e necessidade dos espaços de formação e de trocas, de modo a aprender com o que já foi estabelecido pelo Conjunto, mas também adquirir informações que permitam, sobretudo, aprimorar e inovar com conhecimentos relevantes para a gestão administrativo-financeira. Isso no sentido de viabilizar as ações técnicas e políticas que compõem a agenda anual de compromissos construída coletiva e democraticamente.
Os/As representantes dos CRESS também apresentaram sugestões e experiências sobre orçamento, prestação de contas, licitações, entre outros assuntos, para possibilitar a troca e a transformação de ideias em ações. O evento, que teve um caráter pedagógico e participativo, foi o primeiro de outros que ocorrerão, também virtualmente, nas próximas semanas: o 3º Encontro de Assessores/as Jurídicos/as do Conjunto CFESS-CRESS, no dia 31 de julho, e a Reunião com assessorias contábeis do Conjunto CFESS-CRESS, no dia 6 de agosto.
*Do CFESS