Presidente do Cress/RN participa de audiência sobre violência contra a comunidade LGBT

A Câmara Municipal de Natal debateu, na manhã desta terça-feira (4), a violência contra a comunidade LGBT de Natal. A audiência pública foi de iniciativa do vereador Hugo Manso (PT) e contou com a presença de representantes da sociedade civil e poder público. A presidente do Conselho Regional de Serviço Social do RN (Cress/RN), Annamaria Araújo, esteve presente e falou sobre o posicionamento do Conjunto CFESS-Cress acerca da temática.

A presidente afirmou, na audiência, que o Serviço Social tem acompanhado a questao do PL 122/06, que criminaliza a homofobia, e que o Conjunto CFESS-Cress tem se empenhado para combater a discriminação por orientação sexual. “Temos as resoluções 489/06, que veda condutas preconceituosas, e 615/11, que institui o uso do nome social no documento dos/as assistentes sociais”, citou Annamaria.
O Cress tem participado de discussões sobre o combate à homofobia também por meio das instâncias de controle social, em conselhos municipais, estaduais e nacionais. Também neste ano, em junho, o CFESS promoveu o Seminário Nacional ‘Serviço Social e Diversidade Trans: exercício profissional, orientação sexual e identidade de gênero em debate’, em São Paulo.
Ao final da sua fala, a presidente do Cress/RN citou o poema “Divas”, de Andréa Lima.
Divas

Deixe a menina aparecer,
se colorir, se revirar e extenuar-se de avessos,
loucuras, orgasmos e mistérios (…)

Vai menina, ser nítida,
palavras, fogo e arco-íris na vida!
Vai amar a poesia, a alma feminina,
vai ser essa escrita que se fabrica na luta,
na dor, na lida, nos beijos e desejos seus.
Tornar-se fel e depois se derramar de doçuras,
viver o que tem vontade de ser.

[…]

Menina, pega Maria pela mão
e vai amá-la com liberdade,
no clarão de um dia de sol,
no alvorecer da diversidade.

Andréa Lima
“Em um momento de acirramento polítco, e uma confusão sobre o direito das minorias vítimas de violência social e histórica, dar visibilidade à pauta da violência LGBT é uma forma de mostrar que essa comunidade precisa, sim, de políticas públicas articuladas que a proteja, pois a LGBTfobia existe física e simbolicamente e está naturalizada na nossa sociedade”, pontuou Hugo Manso.
Na audiência, foi anunciada a realização da I Conferência de Diretos Humanos voltada para comunidade LGBT de Natal, a ser realizada nos dias 8 e 9 de setembro deste ano, promovida pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes).
*Com informações da Assessoria de Comunicação de Hugo Manso