O Grupo de Pesquisa Cultura, Identidade e Representações Simbólicas (CIRS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, nos próximos dias 11 e 12, o I Simpósio Memórias das Áfricas – Visões Comparadas, promovendo a reflexão acerca do legado das populações afrodescendentes nas Américas.
Rafael Sanzio dos Anjos, professor de geografia e diretor do Centro de Cartografia e Informação Geográfica da Universidade de Brasília (UnB), faz a conferência de abertura, no dia 11, às 9h, no auditório B do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). Ainda compõem a programação apresentações musicais, lançamento do Atlas Geográfico África Brasil e abertura da exposição fotográfica “A Boa Vista dos Negros”, com a presença dos membros da comunidade quilombola da Boa Vista (Parelhas).
Durante o evento, será analisado como se constrói a memória da escravidão e dos registros culturais dos grupos quilombolas nos museus, monumentos e documentos históricos e qual seu papel na origem das sociabilidades negras. Em particular, será avaliada a história das populações afrodescendentes no Rio Grande do Norte.
A programação completa dos dois dias pode ser conferida no blog do evento http://memoriasdaafrica2013.blogspot.com.br/, onde também são feitas as inscrições. Serão emitidos certificados de no mínimo oito horas.
*Fonte: Agecom/UFRN