Vacina: CRESS-RN solicita inclusão de assistentes sociais no grupo prioritário

O Conselho Regional de Serviço Social da 14ª Região (CRESS/RN) vem informar à categoria que, por meio de sua Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI), oficiou a Prefeitura do Natal e a Secretaria Estadual de Saúde Pública do RN (SESAP) solicitando a inclusão de assistentes sociais que atuam não só na Saúde, mas também na Política de Assistência Social, como grupo prioritário nos Planos de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 municipal e estadual, respectivamente.

Dentre os argumentos utilizados para a solicitação estão: a Lei Federal nº 14.023, de 8 de julho de 2020, que altera a Lei Federal nº 13.979/2020, ao inserir um rol de profissionais consideradas/os essenciais ao controle de doenças e à manutenção da ordem pública; a Política de Assistência Social ser considerada como serviço essencial pelo Governo Federal, pelos Estados e Municípios durante o período da pandemia da COVID-19 no Brasil; o fato de as/os assistentes sociais serem a maioria das/os técnicos de referência de atendimento à população nas unidades e serviços de Assistência Social nos municípios e também profissionais que estão diretamente expostas/os a agentes nocivos à saúde nos diversos espaços sócio-ocupacionais.

Por fim, reafirmamos a defesa de que seja garantida a imunização para todas/os as/os brasileiras/os via Sistema Único de Saúde (SUS) o mais breve possível, uma vez que este é o único meio de conseguirmos diminuir o contágio pela doença e conter novas mortes.