A assistência social é uma das áreas que mais emprega assistentes sociais. Por isso, debater o trabalho da categoria no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) é fundamental.
Com esse intuito, o Fórum Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras do SUAS realizará, nos dias 20 e 21 de setembro, em Brasília (DF), o 2º Seminário do FNTSUAS. O evento é voltado para as pessoas que trabalham no SUAS, de todas as áreas e escolaridade, e para aquelas que participam dos fóruns municipais e estaduais, dos conselhos de assistência social ou que exercem representação em outros espaços de discussão da política de assistência social nas instâncias de organização da classe trabalhadora.
Inscrições
O evento ocorrerá na sede do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e terá inscrições gratuitas tanto para participação online quanto presencial. As vagas presenciais são destinadas a participantes dos Fóruns Estaduais (FETSUAS), representantes das entidades nacionais e palestrantes.
Tendo em vista a pequena capacidade de auditório e com o objetivo de garantir a participação do maior número possível de pessoas, quem quiser poderá assistir ao Seminário pela internet, recebendo, inclusive, certificado de participação online. Para isso, é preciso se inscrever pelo endereço disponível no site do CFP, a partir do dia 19 de setembro.
Link para inscrição (disponível somente a partir de 19 de setembro)
http://www2.pol.org.br/aovivo/seminario-fntsuas/
Programação
O Seminário debaterá o financiamento do trabalho no SUAS, a construção da identidade da classe trabalhadora na atual política social brasileira e a defesa de direitos sociais, entre outros temas. Também haverá espaço para relato de experiências profissionais. No dia 21, sábado, representando o Serviço Social, a professora Yolanda Guerra abordará a particularidade da profissão na relação com demais profissões no SUAS. Além disso, serão lançados oficialmente a Campanha Nacional por Concurso Público e contra a Precarização do Trabalho no SUAS e o novo logotipo do Fórum.
“Sem dúvida, este evento vai contribuir com o fortalecimento da gestão do trabalho no SUAS. Vamos poder aprofundar nosso conhecimento nas particularidades das diferentes profissões definidas na Resolução CNAS nº 17/2011, ver novas experiências de articulação do trabalho profissional no âmbito da proteção social básica, proteção social especial de média e alta complexidade, além de apreendermos a dimensão da interdisciplinaridade no trabalho multiprofissional no Sistema”, afirma a conselheira do CFESS Esther Lemos.
Carta de Princípios e Campanha Nacional
Quem ainda não conhece a Carta de Princípios e o Regimento Interno do FNTSUAS, dois importantes documentos que orientam as ações e estratégias do Fórum, pode acessá-los no Blog do FNTSUAS (Clique aqui e conheça).
É também importante relembrar que, em maio de 2013, o Fórum Nacional fez o pré -lançamento da campanha “Nosso trabalho com direitos é direito social pra você!”, em defesa de concurso público e contra a precarização do trabalho no SUAS. A campanha será lançada oficialmente no dia 20 de setembro, apresentando alternativas de como mobilizar trabalhadores e trabalhadoras do SUAS nos diferentes cantos do país. A campanha quer valorizar o trabalho no Sistema Único de Assistência Social e esclarecer os direitos de trabalhadores e trabalhadoras e da população usuária e difundir a necessidade de profissionalização do trabalho nessa área, além de desenvolver diversas ações com o intuito de potencializar a formação técnica e a especialização de agentes públicos.
*Fonte: CFESS