X Conferência Municipal da Assistência discute avanços e desafios do Suas

O Sistema Único de Assistência Social (Suas) tem sido debatido ontem (30) e hoje durante todo o dia, na X Conferência Municipal da Assistência Social, no Hotel Imirá Plaza, organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e Prefeitura Municipal do Natal. A profissional de base e ex-presidente Jussara Almeida esteve representando o Conselho Regional de Serviço Social do RN (Cress/RN).
A conferência tem como tema principal consolidar o Suas de vez rumo a 2026 e tem como objetivo discutir as prioridades previamente definidas nas pré-conferências, que foram realizadas nos dias 1 e 8 de julho.
O encontro é aberto à participação do público e contou com a presença da primeira-dama de Natal, Andrea Ramalho, representando o prefeito; da secretária da Semtas, Ilzamar Pereira; da presidente do CMAS, Sibele Morais; do secretário adjunto nacional de Assistência Social, José Dirceu Galão; do promotor de Justiça Marcus Aurélio de Freitas; da representante do Conselho Nacional de Assistência Social Solange Teixeira; do presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Márcio Francisco de Andrade; dos representantes dos usuários do Suas Alceu Kuhn e Ideuzuite do Nascimento e da representante dos trabalhadores da Assistência Social Elione Silva do Nascimento.
O destaque da abertura, ontem, ficou por conta da palestra “Consolidar o Suas de vez, rumo a 2026 – com Participação Popular e Controle Social”, proferida pela assistente social e professora universitária Raquel Raichelis. Ela abordou os avanços na consolidação do Suas, a valorização dos/as trabalhadores/as e a qualificação da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios.
*Com informações da Prefeitura Municipal de Natal